Como o NGINX aumenta a performance do seu site.

NGINX pronunciado como "engine-ex", é um servidor Web de código aberto que, desde o seu sucesso inicial como servidor Web, agora também é usado como proxy reverso, cache HTTP e balanceador de carga.

Algumas das grandes empresas que usam o NGINX incluem Autodesk, Atlassian, Intuit, T-Mobile, GitLab, Microsoft, IBM, Google, Adobe, Salesforce, VMWare, Xerox, LinkedIn, Cisco, Facebook, Target, Sistemas Citrix, Twitter, Apple , Intel e muitos mais.

A MyWay é uma das primeiras e ainda poucas empresas no Brasil a fornecer hospedagem com suporte a NGINX e estamos muito felizes com os resultados assim como todos nossos clientes.



NGINX

Conheça o Website do Fabricante e veja mais detalhes: nginx.com

O NGINX foi originalmente criado por Igor Sysoev, com seu primeiro lançamento público em outubro de 2004. Igor inicialmente concebeu o software como uma resposta ao problema C10k, que é o problema de desempenho para lidar com 10.000 conexões simultâneas.

A MyWay disponbiliza o NGINX por padrão em todos planos de Hospedagem de Sites e Revenda de Hospedagem de Sites

Como suas raízes estão na otimização de desempenho em escala, o NGINX geralmente supera outros populares servidores Web em testes de benchmark, especialmente em situações com conteúdo estático e/ou em sites com altas solicitações simultâneas, motivo pelo qual a MyWay usa o NGINX para turbinar sua hospedagem.



Como o NGINX funciona?


O NGINX é construído para oferecer baixo uso de memória e alta simultaneidade. Em vez de criar novos processos para cada solicitação no servidor Web, o NGINX usa uma abordagem assíncrona e orientada a eventos, na qual as solicitações são tratadas em um único thread.

Com o NGINX, um processo mestre pode controlar vários worker processes. O mestre mantém os worker processes, enquanto os workers fazem o processamento real. Como o NGINX é assíncrono, cada solicitação pode ser executada pelo worker simultaneamente, sem bloquear outras solicitações.

Algumas características comuns vistas no NGINX incluem:


  • Proxy reverso com armazenamento em cache.


  • Suporte a IPV4 e IPv6.


  • Suporte a FastCGI com armazenamento em cache.


  • WebSockets.


  • Manipulação de arquivos estáticos, arquivos de índice e indexação automática.


  • TLS / SSL com SNI.


Quais são as razões que tornam o NGINX indispensável



1. Nginx é leve

O Nginx é um servidor Web estremamente leve. Ele tem pequenos footprints em comparação ao Apache, o que implementa um vasto escopo de funcionalidade necessário para executar um aplicativo.


2. Nginx é projetado para alta simultaneidade

O Nginx usa uma arquitetura escalável, orientada a eventos (assíncrona). Ele emprega um modelo de processo responsável que é adaptado aos recursos de hardware disponíveis.


3. Nginx é um excelente proxy frontend

Um dos usos comuns do Nginx é configurá-lo como um servidor proxy; nesse caso, ele recebe solicitações HTTP de clientes e os transmite para servidores proxy ou upstream, em diferentes protocolos. É mais fácil configurar como um servidor proxy comparado ao Apache, já que os módulos necessários estão, na maioria dos casos, ativados por padrão.


4. O Nginx é notável pela exibição de conteúdo estático

Conteúdo estático são tipicamente arquivos armazenados em disco no computador servidor, por exemplo, arquivos CSS, arquivos JavaScripts ou imagens. Vamos considerar um cenário em que você usa o Nginx como frontend para o Nodejs (servidor de aplicativos).

Embora o servidor Nodejs (especificamente as estruturas Node) tenham recursos incorporados para manipulação de arquivos estáticos, eles não precisam fazer um processamento intensivo para fornecer conteúdo não dinâmico, portanto, é praticamente benéfico configurar o servidor Web para fornecer conteúdo estático diretamente para clientes.

O Nginx pode executar um trabalho muito melhor ao manipular arquivos estáticos de um diretório específico e pode impedir que solicitações de ativos estáticos sufoquem processos do servidor upstream. Isso melhora significativamente o desempenho geral dos servidores de backend.


5. Nginx é um balanceador de carga eficiente

Para obter alto desempenho e tempo de atividade para aplicativos Web modernos, é possível executar várias instâncias de aplicativos em servidores HTTP únicos ou distribuídos. Isso, por sua vez, pode exigir a configuração do balanceamento de carga para distribuir a carga entre os servidores HTTP.

Atualmente, o balanceamento de carga se tornou uma abordagem amplamente usada para otimizar a utilização de recursos do sistema operacional, maximizando a flexibilidade, reduzindo a latência, aumentando o rendimento, obtendo redundância e estabelecendo configurações tolerantes a falhas - em várias instâncias de aplicativos.

O Nginx usa os seguintes métodos de balanceamento de carga:.


  • round-robin: (método padrão) - as solicitações para os servidores upstream são distribuídas em um modo round-robin (na ordem da lista de servidores no pool upstream).

  • least-connected: aqui a próxima solicitação é intermediada por proxy para o servidor com o menor número de conexões ativas.

  • ip-hash: aqui uma função hash é usada para determinar qual servidor deve ser selecionado para a próxima requisição (baseado no endereço IP do cliente).

  • Generic hash: sob este método, o administrador do sistema especifica um hash (ou chave) com o texto fornecido, variáveis da solicitação ou tempo de execução ou sua combinação. Por exemplo, a chave pode ser um IP e uma porta de origem ou um URI. Em seguida, o Nginx distribui a carga entre os servidores upstream, gerando um hash para a solicitação atual e colocando-a nos servidores upstream.

  • Least time: (Nginx Plus) - atribui a próxima solicitação ao servidor upstream com o menor número de conexões atuais, mas favorece os servidores com os menores tempos médios de resposta.

6. O Nginx é altamente escalável

Além disso, o Nginx é altamente escalável para aplicativos Web modernos, especialmente para os aplicativos empresariais que exigem tecnologia que ofereça alto desempenho e escalabilidade.

Uma empresa que se beneficia dos incríveis recursos de escalabilidade da Nginx é a CloudFlare , que conseguiu dimensionar seus aplicativos Web para lidar com mais de 15 bilhões de visualizações mensais com uma infraestrutura relativamente modesta, de acordo com Matthew Prince , co-fundador e CEO da CloudFare .





Como sempre, você pode entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, caso tenha alguma dúvida. Se você não está hospedando com a MyWay por que não dar uma olhada em um de nossos planos de Hospedagem de Sites ou Revenda de Hospedagem de Sites. Adoraríamos recebê-lo!


MyWay, desde 2005 fornecendo a Hospedagem de Sites mais completa do Brasil!